Seja Criativo! Cada veículo tem a sua linguagem própria e o front-light não foge à regra.

Criar para front-light requer cuidados e habilidades específicas que todo criador publicitário deve levar em consideração antes de começar a colocar suas idéias numa folha em branco.

Cada veículo tem a sua linguagem própria e o front-light não foge à regra. Assim, é desaconselhável que a peça em front-light seja uma pura e simples adaptação de um outro anúncio já criado, para a mesma campanha, mas para veículo diferente.

Isto não significa, porém, que a peça em front-light não deva estar, enquanto forma e conteúdo, integrada ao resto da campanha. É certo que todas as peças da campanha devem trabalhar em conjunto, integradas, mas sempre respeitando a individualidade da linguagem de cada veículo. O front-light tende a dar melhores resultados quando ele é criado em conjunto com toda a campanha, e não quando ele se torna apenas um remendo das demais peças já criadas.

Simplicidade e clareza são requisitos básicos para a criação de um bom front-light. A mensagem será mais eficiente na medida em que for concisa, enxuta facilmente memorizável e- claro- contiver a dose necessária de criatividade e emoção indispensáveis a todo e qualquer tipo de peça publicitária.

Sem a pretensão de ditar regras ou prescrever receitas, alguns cuidados básicos são importantes:

- Seja claro;

- Utilize tipos de letra de fácil visualização;

- Cores contrastantes facilitam a visualização;

- Apresente as informações visuais de forma limpa, nítida e legível;

- Seja simples (Quanto mais direto, claro e conciso for o front-light, maior será sua eficiência);

- Não deixe dúvidas para o consumidor decifrar;

- Não abuse das informações visuais. Cartaz visualmente poluído é sinônimo de menor impacto;


SEJA BREVE!

A concisão da mensagem é uma das regras fundamentais para uma boa criação em front-light.

Quem vê um front-light, quase sempre está em movimento. O front-light eficiente deve comunicar a mensagem de forma rápida.