Falando sobre mídia: mídia exterior

Um dos meios para se divulgar um produto, serviço ou marca que cresce em ritmo acelerado no Brasil é a chamada mídia exterior, também conhecida como mídia externa e out of home. Essa mídia corresponde à ação publicitária ao ar livre.

De acordo com os dados divulgados pelo Projeto Inter-Meios, coordenado pelo Meio e Mensagem, o investimento em mídia externa como outdoor, busdoor, fachada, painel, letreiro luminoso e mobiliário urbano, por exemplo, cresceu em 11,5% no 1º semestre de 2013. A expectativa é que o investimento em mídia exterior cresça mais 6% até o fim de 2013.

Estes dados mostram a força que esse meio vem ganhando nas ações publicitárias. Além disso, surge como uma alternativa mais barata comparada a outras mídias. Vejamos algumas vantagens e desvantagens:

Vantagens

Custos: O investimento nesse tipo de mídia é praticamente nulo comparado a outros meios mais tradicionais.

Oportunidades: A mensagem pode ser colocada nos momentos oportunos e sua substituição é relativamente rápida.

Maleabilidade: Pode ser utilizada em uma extensão nacional, em uma cidade ou apenas em um bairro.

Impacto, ação rápida e constante: Impressiona pelo tamanho e pelas cores. Por ser uma mídia que passa a informação de maneira objetiva, as pessoas captam melhor a mensagem. Como as pessoas geralmente circulam diariamente pelas mesmas ruas, faz a ação ser constante.

Massificação: Atinge todos os segmentos na mesma proporção. Mídia com penetração abrangente.

Fixação: Em geral, as pessoas circulam pelos mesmos locais diariamente e veem as placas repetidamente. A mensagem concisa breve facilita a memorização.

Fonte: Puglicitarios.com