Vamos falar de Comunicação?

Por mais irracional que possa parecer, falar de comunicação é um intrincado jogo que quanto mais abrangente você for, menos claro e conclusivo será.

A palavra "comunicação" tem pelo menos 160 diferentes definições e mais um outro tanto de aplicações aos mais diferentes propósitos.

Uma produtora de vídeos, uma empresa de relações públicas, uma agência de publicidade, um Bureau digital e uma agência de comunicação corporativa podem se intitular como uma "empresa de comunicação" apesar de suas atribuições e atividades diferenciadas.Um email, SMS, fax (ainda existe?), bilhete, pôster, tweet ou conversa de corredor igualmente são comunicação. Uma pessoa quieta, calada num canto da sala também.

Como diria o autor Carmine Gallo "tudo é comunicação"

Então como definir comunicação? Em termos gerais não dá. O campo é tão amplo e diverso que uma simples tentativa de categorização levaria qualquer um a loucura (não tente fazer isso em casa. Se for fazer que seja por sua conta e risco e sempre acompanhado de um adulto ou especialista).

E por essa mesma razão que existem tantos mal entendidos em relação a comunicação. É muito assunto, com muita gente, falando muita besteira.

Resta-nos aceitar o que é comunicação e a partir daí dividir para conquistar. Aqui no blog falarei daquilo que acredito ser um ponto de intersecção dos diversos tipos de comunicação existentes. O denominador comum. O objetivo final. O bicho comunicador humano.

Você verá que independente do meio, suporte, canal, código ou qualquer outra variável que a comunicação possa ter ela sempre estará orientada a atingir uma ou mais pessoas e, para que isso aconteça de maneira eficiente, é preciso entender essa que é uma das mais primitivas habilidades humanas. Aquela que vem sendo feita antes mesmo do ser humano se entender como tal e estragar tudo.

A partir do momento que você for se familiarizando e praticando os princípios básicos desta habilidade você verá que eles se encaixam em qualquer outra utilização que você desejar. Seja para influenciar alguém a pensar do seu jeito, vender uma ideia ou atrair seguidores.

Influência, persuasão, negociação, apresentação em público, inspiração, feedback, liderança, marketing pessoal e muito mais serão os assuntos que você verá por aqui e poderá interagir para que a gente faça desse espaço um local de discussão da habilidade que nos distanciou e diferenciou dos animais irracionais:

Nossa capacidade de interagir e compartilhar pensamentos.

Seja bem vindo. O blog é meu, a casa é sua, a comunicação é nossa e o benefício é de todos!

*Megahiperultradica de comunicação nº 1 ? Conecte-se

Bjs, abs e piparotes!

*esta é uma expressão que você verá com muita frequência aqui no Comunicar é Preciso, significa que existe uma dica importante, conceito, prática ou pensamento por trás do que está escrito. Aprecie com moderação. (sinopseiro corporativo, envergonhe-se. se vai copiar pelo menos dê o crédito)

Pergunta: e para você, o que é comunicação?

Leitura: "tudo é comunicação" Carmine Gallo



Márcio Mussarela é o Comunicador Corporativo ? e ajuda empresas a se comunicar melhor com seus públicos de interesse por meio de palestras, apresentações e treinamentos corporativos. Sua missão é inspirar as pessoas a transformar o mundo por meio da comunicação de alta performance.

Comunicar é preciso, Conectar fundamental e Inspirar um privilégio.

Revista Exame.com
Autor: Márcio Mussarela